terça-feira, 8 de agosto de 2017

Resenha - Os Senhores dos Dinossauros

Olá gente, boa tarde a todos! Dessa vez demorei a postar, mas vou explicar o motivo do meu sumiço, certo?  Eu comecei a ler Os Senhores dos Dinossauros, do Victor Milán, publicado pela Darkside books em 2015, com muito ânimo e tal, afinal, na capa tem uma palavrinha do George Martin, que diz "A união entre Jurassic Park e Game of Thrones". Nunca li Jurassic Park, mas sou extremamente fã de Game of Thrones e das Crônicas de Gelo e Fogo, então realmente resolvi ler com aquela expectativa. O resultado foi uma grande decepção. :( Eu quase abandonei o livro porque não estava conseguindo levar a leitura adiante. Mas como não gosto de abandonar livros, eu resolvi dá mais uma chance e ir até o fim. Por essa razão, demorei a ler, pois foi muito arrastada e só li mais rápido da metade até o final.
Mas antes de adentrar mais na história do livro, não posso deixar de falar da qualidade do material gente, pois a Darkside, como sempre, arrasa nas edições de seus livros. A capa é muito bonita e a qualidade é inquestionável. (Pena que o conteúdo nem tanto).


Bem, como já deu pra notar, eu não gostei desse livro. Infelizmente minha expectativa foi lá pra baixo. Não chega a ser o pior livro do mundo, porém é uma leitura muito maçante e confusa. Mas por favor, não desanime e não desista de ler a resenha.
Vale lembrar que esse é o primeiro volume da trilogia, então nem tudo está perdido.
 

A história  se passa no Império da Nuevaropa, no século XIV. Como costumamos ver em histórias medievais, temos conflitos políticos, cultura e costumes da época, no entanto, não acho justa a comparação com a grande obra de George Martin. A história é mais rasa e os conflitos só começam a ficar mais delineados na metade do livro.
Uma coisa que precisa ser mencionada é que o mundo em que essa história se passa não é como o nosso, eles chamam de Paraíso, onde logo no início tem uma nota do autor que diz que não é a Terra, mas que todo o resto é possível.
Logo no início da história, nos deparamos com uma batalha envolvendo cavaleiros montados em dinossauros. A ideia seria boa, se não fosse tão confusa. Foi justamente no início que desanimei e quis abandonar o livro, pois nunca vi uma narrativa tão confusa. Muitas vezes não sabia a quem o autor estava se referindo, se à uma pessoa ou um dinossauro.
O livro é dividido em alguns núcleos e toda a história se baseia nos personagens de cada um desses núcleos. 
O primeiro é o do Rob Korrigan, um senhor de dinossauros e do Karyl Bogomirskiy, um nobre e lendário cavaleiro, conhecido por sua destreza em combates.  Rob é contratado para encontrar Karyl e os dois se juntam em uma jornada que os leva até o Jardim da Beleza e da Verdade, onde vão treinar homens para lutarem com armas. Afinal, eles precisarão de habilidade para lidarem com os inimigos que estão por vir. Inimigos estes que discordam da filosofia de vida dos jardineiros.
No segundo núcleo, temos Jaume, namorado de Melodía, que faz parte do próximo núcleo. Jaume é como a mão direita do Imperador Felipe, além de ser um grande cavaleiro.
O terceiro núcleo é focado na Espanha, onde temos o Imperador Felipe, suas filhas, a Princesa Melodía e sua irmã mais nova Montserrat e Duque Falk como os principais envolvidos.
Duque Falk é um rebelde arrependido que ao retornar aos serviços do imperador, mostra suas verdadeiras intenções.
A parte do romance entre Melodía e Jaume é bem abordado, além dos desentendimentos entre a Princesa e seu pai.

O livro tem potencial, de verdade mesmo. Mas a escrita não é clara e a história só passa a ser melhor desenvolvida depois da metade. Sendo franca, não sei se vou ler os outros volumes quando saírem. :(
De qualquer forma, vocês podem gostar, afinal gosto é algo bem pessoal.

Aguardem resenhas em breve, pois estou de férias esse mês. \o/
Até mais e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Batman: Arkham City - O que achei?

Bom dia gente! Hoje vou falar de mais um jogo do Batman, dessa vez o Arkham City. O jogo foi lançado inicialmente em 2011 para a geração pa...